Quais fatores impactam na vida útil dos equipamentos da sua granja?
Escolher o equipamento certo para sua granja de suínos pode ser difícil. Existem muitas opções e todas parecem iguais até chegar ao preço. Como você pode ter certeza de que obterá o melhor equipamento com o dinheiro que está disposto a investir?
Os proprietários da Jyga Technologies são produtores de suínos e aprenderam muito ao longo dos anos. Seu objetivo aqui é ajudar outros produtores a tomar a decisão certa. Este artigo irá destacar quais os aspectos dos equipamentos que impactam na sua durabilidade e vida útil, pois nem todos os equipamentos são iguais!
Classes de materiais a serem observadas ao selecionar novos equipamentos para sua granja de suínos
1. Aço: Como escolher?
Primeiro, vejamos o aço. Todas as peças de metal têm pelo menos um contato indireto com amônia, fezes e ácidos da saliva dos animais. É por isso que o aço precisa ser protegido com um revestimento como tinta ou galvanização. Se você não usar uma proteção (por exemplo, aço preto), seu produto irá avariar muito rápido.
Alternativas para aço que está em contato indireto:
Existem dois tipos de galvanização: Galvanizado por imersão a quente ou galvanizado eletrostático.
1. A galvanização por imersão a quente é mais resistente, pois realmente cria uma reação química entre o aço e o zinco para formar um revestimento forte. Deve ser usado em caixas, correntes, parafusos e porcas, apenas para citar alguns.
2. A galvanização eletrostática não é a melhor opção, mas é muito melhor do que nada. Este processo não cria uma reação química, então a galvanização é menos durável. O zinco é apenas colado no aço usando eletricidade para criar uma atração eletrostática semelhante a um ímã.
Aço para peças que têm contato direto com amônia, fezes e ácidos
Algumas peças de metal têm contato direto e constante com fezes, ácido, etc. Essas peças devem ser de aço inoxidável. Produtos como comedouros, parte de baixo das gaiolas e alimentador a seco em baias de terminação são exemplos de onde é essencial escolher o aço inoxidável. Além disso, é interessante saber que o aço inoxidável pode ser galvanizado para resultados ainda melhores! A peça é confeccionada em inox, soldada a uma gaiola por exemplo, e então, a gaiola inteira recebe o tratamento de galvanização por imersão a quente.
Equipamento de plástico: Procure por certificações!
Os equipamentos de plástico enfrentam os mesmos problemas que o aço, pois também estão em contato com amônia, fezes e ácidos, mas é ainda mais difícil escolher o plástico por serem tantas opções.
Alternativas:
O plástico mais utilizado na agricultura é o polipropileno (PP) e o polietileno (PE). Essas opções são substâncias semicristalinas, mais resistentes à H2O. Existe também a alternativa do ABS (Acrylnitril-Butadien-Styrol) que é um termoplástico amorfo. Aqui está um bom artigo explicando a diferença entre os dois tipos de plastisco. (https://redwoodplastics.com/education-2/amorphous-vs-semi-crystalline-thermoplastics/)
1. As vantagens do PP e PE incluem: frágil durante o manuseio, o plástico pode ser estabilizado com suplementos como fibra de vidro, esferas de vidro ou misturado com plástico reciclado (preço mais barato). No entanto, eles também têm desvantagens. Por exemplo, eles não são ideais para uso em ambientes úmidos e cheios de gás, não são certificados para serem à prova de fogo e não são adequados como caixas de conexão para componentes eletrônicos.
2. Embora PP e PE sejam os mais comumente usados, um dos melhores plásticos para usar em uma granja é o ABS (Acrylnitril-Butadien-Styrol), pois é muito fácil de combinar com aditivos. Uma ótima mistura de plástico ABS fornece proteção IP66 para água. Também é uma proteção perfeita contra amônia e poeira. Finalmente, possui uma das melhores propriedades para riscos de incêndio. É por isso que é popular em produtos elétricos certificados (link de certificações CE e UL)
Equipamentos eletrônicos: sistemas de alimentação, computadores, ventilação, etc
As granjas de suinos são muito diferentes agora do que eram há 25 anos. Como em qualquer outro tipo de produção, os proprietários de granjas de suinos estão adotando a automação e equipamentos eletrônicos em suas granjas. Da climatização à alimentação, a tecnologia está em toda parte.
Mas, todos esses sistemas estão prontos para ambiente de uma granja?
Todo produtor conhece os problemas relacionados com gases como amônia, água e poeira. Como você pode ter certeza de que seu sistema pode entrar em conflito com eles? Primeiro, procure as certificações NEMA 4X e IP66 (link) para ter certeza de que seus sistemas eletrônicos estão prontos para o trabalho pesado! Resumindo, eles garantirão que seus sistemas eletrônicos sejam hermeticamente fechados e à prova d'água.
Seus eletrônicos conseguem resistir à lavação sob pressão?
Além disso, opte por sistemas que podem ser lavados por pressão. (Link). Você fará a lavação sob pressão das salas de parto pelo menos uma vez por mês. Você não quer ter que escolher entre a saúde de seus animais e a saúde de sua carteira.
Fios ou sem fios?
Todo controlador eletrônico precisa de comunicação. A comunicação com fio já existe há muitos anos, mas não é ideal para uma granja. O gás e a água vão oxidar os fios, os ratos vão comê-los, são a via perfeita para os raios chegarem às placas do circuito eletrônico, que vão queimar com facilidade ... E convenhamos, um problema como esse sempre acontece na véspera de natal ou no dia do aniversário do seu filho. A comunicação sem fio é o caminho a seguir.
Sistemas de alimentação inteligentes selados
Outra coisa a se considerar é se os alimentadores precisam de um computador para funcionar. Um PC acabará te deixando na mão mesmo no ambiente de uma granja, então você deve considerar opções que são lacradas e podem enfrentar amônia, umidade e poeira.
Então, se você tem sistemas de alimentação autônomos que são lacrados para protegê-los, você poderá fazer aquela ceia de Natal sem se preocupar, mesmo que seu computador possa quebrar. A paz de espírito é inestimável.
O mais importante: Conhecimento e know-how da vida real:
Finalmente, enquanto muitos fabricantes de equipamentos dependem do envelhecimento do equipamento e da venda de peças de reposição, outros esperam que a vida útil do equipamento se esgote em cerca de uma década, momento em que eles esperam vender um novo sistema. É uma consideração importante ao decidir sobre equipamentos e eletrônicos: Quanto tempo durará o sistema?
Os proprietários da Jyga Technologies são produtores em primeiro lugar (2.200 matrizes em ciclo completo) e se deram conta de que o grande investimento de capital em equipamentos não é aquele que deveria ser feito a cada 10 anos.
Em vez disso, nosso equipamento é construído para durar toda a vida útil de uma granja. Em outras palavras, ser parceiro de alguém que sabe o que você está passando pode lhe poupar muitos problemas.
Texto escrito por Amanda Uitermarkt, M.S.
Jewgeni Schreider
Samuel Lefebvre
Links extras:
IP66
NEMA
CE